Total de visualizações de página

16 de abril de 2010

Aquecimento X Alongamento



O AQUECIMENTO é um dos aspectos mais importantes quando começamos a falar em exercício fisíco,consiste em um conjunto de exercicios ou movimentos que são realizados antes de executarmos um treinamento ou uma atividade;estabelecendo um estado desejável de preparação das capacidades fisícas e técnicas do praticante.
Temos:
AQUECIMENTO GERAL - Realizados através de exercícios que servem para aquecer os grandes grupos musculares,seus sistemas e funções.
AQUECIMENTO ESPECÍFICO -Este complementa o aquecimento geral,são executados movimentos que servem para aquecer os músculos ou grupos musculares que irão atuar de acordo com a modalidade escolhida.

Fatores que influenciam no aquecimento
·Idade
Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa,mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, ou seja, mais longo.
Estado de treinamento
·Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser seu aquecimento. Deve ser ajustado para cada pessoa e para cada modalidade. É indicado nunca fazer atividades ou exercícios os quais não se está acostumado.
Período do dia
· Pela manhã o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo e durante à tarde o aquecimento pode ser mais curto. Já a noite deve ter características similares ao da manhã.
Modalidade esportiva
· Deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada. Neste ponto ainda devemos prestar atenção nas características individuais do esporte.
Temperatura ambiente
· Em tempos quentes o aquecimento deve ser reduzido, em dias frios ou chuvosos o tempo do aquecimento deve ser alongado.
Momento do Aquecimento
· O intervalo ideal entre o final do aquecimento e o inicio da atividade é de 5 a 10 minutos.
Já o ALONGAMENTO feitos bem no início do treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos a deixam aquecida para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente acha que pode escapar, o que é lamentável. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade

Efeitos do alongamento:

- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

5 comentários:

  1. Olá, adoro ler suas aulas nas atividades físicas.

    Uma boa semana pra vc !!!

    Vc corre?

    Vai correr os 10km da Tribuna?...

    ResponderExcluir
  2. Fefaaa, Parabéns pelo blog, td mto bom... continue assim q c vaI mto longee linda.. bjuu na tezta!

    ResponderExcluir
  3. Agradesçoa atenção de vcs!!!
    Meu msn esta no meu perfil,e pode sim adicionar!!!Bjos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, eu amo alongar, fazer exercícios de flexibilidade...e dança muito muitooooo

    ResponderExcluir
  5. Gostei mto do blog de suas dicas de exercícios ,me ajudarm
    bastante....

    ResponderExcluir